Padres participam de encontro de reflexão sobre o Tríduo Pascal

20/02/2024

Padres participam de encontro de reflexão sobre o Tríduo Pascal

Mais de 30 padres das dioceses de Porto Alegre, Osório e Montenegro participaram na segunda-feira (19), na Casa Tiberíades, em Cidreira, para estudar e refletir sobre o Tríduo Pascal, especialmente a dimensão bíblica das celebrações litúrgicas.  O encontro está sendo orientado pelo biblista Prof. Pe. Luciano Motti e também com a presença de Dom Hernaldo  Farias, bispo da diocese de Bonfim (BA), e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.

 

“Por iniciativa de um grupo de padres foi pensado em fazer uma experiência de juntos promovermos um momento de reflexão sobre a Liturgia da Semana Santa, especialmente sobre os textos bíblicos que são proclamados. Convidamos o padre Luciano Motti, que é professor de Exegese do Novo Testamento na faculdade de Teologia da PUCRS, para que fosse o nosso assessor. Abrimos o momento para os demais presbíteros das dioceses, também os que estavam passando férias na Casa Tiberíadas (em Cidreira) para refletir sobre a Liturgia da Palavra do Tríduo Pascal e do Domingo de Páscoa. Também partilhamos como cada comunidade vivencia o momento ápice de nossa fé”, explicou o Pe. Carlos Gustavo Haas, pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Porto Alegre, e coordenador do curso de Teologia da PUCRS.

 

Dom Hernaldo Pinto Farias, bispo de Bonfim (BA), foi o escolhido para conduzir os assuntos de Liturgia no quadriênio (2023-2026). Ele já atuou como consultor da Comissão, durante o processo de tradução da Terceira Edição do Missal Romano. No campo acadêmico, foi professor de liturgia em várias faculdades, institutos, seminários e centros de formação; professor dos cursos de formação litúrgica da Conferência dos Religiosos no Brasil (CRB) e em várias dioceses e paróquias do Brasil; coordenador do Centro Litúrgico Dom Clemente Isnard, em São Paulo. Também foi membro do Diretório da Associação dos Liturgistas no Brasil (ASLI) e consultor da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Episcopal do Brasil entre 2011 e 2013. 

 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem por atribuição promover, fortalecer e acompanhar a vida litúrgica da Igreja no Brasil e o seu processo de renovação e inculturação, à luz do Concílio Vaticano II. É ela a responsável por incentivar a formação e a organização da pastoral litúrgica nas dioceses através dos regionais da entidade, bem como a elaborar subsídios para a animação da vida litúrgica, referentes à pastoral, à música e ao espaço litúrgico.  

 

Mais informações sobre o trabalho da Comissão de Liturgia na Arquidiocese de Porto Alegre: https://www.arquipoa.com/liturgia

 

 

Colaborou o Pe. Carlos Gustavo Haas



Autor:
Ascom

Tags: