Papa Francisco nomeia Dom Jaime Spengler como membro da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos

01/06/2022

Papa Francisco nomeia Dom Jaime Spengler como membro da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos

O arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, foi nomeado nesta quarta-feira (01) pelo Santo Padre Papa Francisco membro da congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos do Vaticano. O anúncio foi publicado nesta manhã no Boletim da Santa Sé. No mesmo comunicado foram confirmados os nomes do cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, e do bispo da Diocese de Paranaguá (PR), Dom Edson Peron. No Boletim da Santa Sé também foi anunciada a transferência do atual secretário da Congregação para os Bispos, o brasileiro Dom Ilson José Montanari, para a Congregação para a Doutrina da Fé como Secretário-Adjunto.

 

O arcebispo metropolitano falou sobre a nomeação sem deixar de manifestar surpresa com a escolha do Santo Padre. “Recebemos a notícia de nomeação para membro do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, por um lado com surpresa, por outro com temor e tremor. É certamente expressão de confiança do próprio Papa no trabalho que estamos procurando desenvolver”, declarou Dom Jaime Spengler.

 

Sobre a Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos

 

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos trata de tudo o que pertence à Sé Apostólica no que diz respeito à promoção e regulamentação da Liturgia e, em primeiro lugar, dos Sacramentos. É responsável por promover a ação pastoral litúrgica em tudo o que diz respeito à preparação e celebração da Eucaristia, dos demais sacramentos e sacramentais, bem como da celebração dos domingos e demais festas do ano litúrgico e da Liturgia das Horas. 

 

“Este Dicastério é responsável por todas as questões litúrgicas da Igreja latina e para tudo o que pertence à Sé Apostólica sobre a promoção e regulamentação da Liturgia e, em primeiro lugar, dos Sacramentos. Em outros termos, é o Dicastério que tem a missão de promover e cuidar da dimensão orante da Igreja. A liturgia da Igreja é reflexo daquilo que caracteriza a fé que sustenta esta mesma Igreja”, explicou o arcebispo.

 

“Acolhemos a nomeação em espírito de serviço! Oxalá possamos, dentro de nossas limitações, colaborar para que brilhe sempre mais o rosto da Igreja, especialmente por meio do Culto Divino”, finalizou Dom Jaime Spengler em sua manifestação.

 

Com informações do portal da CNBB

 

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: