Paróquia Santa Teresinha será elevada a Santuário arquidiocesano

29/09/2023

Paróquia Santa Teresinha será elevada a Santuário arquidiocesano

Frei Raphael Rodrigues, pároco

 

No próximo ano de 2024, mais precisamente no dia 6 de janeiro, completaremos 100 anos que se deu início à construção da igreja Santa Teresinha, que começaria a ser construída um ano antes da canonização de Santa Teresinha e se tornaria uma das primeiras igrejas do mundo dedicadas à santa.

 

E com muita alegria e devoção que no próximo dia 1º de outubro, festa de nossa padroeira, a nossa paroquia Santíssimo Sacramento e Igreja Santa Teresinha, vai se tornar um santuário arquidiocesano. A primeira pergunta que podemos fazer é o que é um santuário, e porque a igreja Santa Teresinha vai ser elevada à categoria de Santuário?

 

O primeiro que temos é reconhecer que a Igreja simplesmente não transforma um lugar sagrado em santuário, quando se proclama santuário, já se tem presente que a paroquia já é um centro de peregrinação e devoção do povo. Nossa Igreja Santa Teresinha, tem uma longa história na devoção do povo e evangelização em nossa Arquidiocese de Porto Alegre.

 

Existem os santuários diocesanos, que são aprovados pelos bispos, santuários nacionais que são aprovados pela conferências episcopais e os internacionais aprovados pela Santa Sé. Nossa paroquia será um santuário arquidiocesano. O Código de Direito Canônico define que um santuário é “a igreja ou outro lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar” (can. 1230).

 

Quanto aos requisitos para ser um santuário podemos elencar três:

- A procura massiva de um povo, que vá além do território da paroquia;

- local onde os sacramentos são dispensados em grande movimento;

- e a procura dos fieis pelo padroeiro procurando imitar a vida e pedir graças.

 

Possuímos em nossa paroquia 30 missas semanais, com confissão em todas as missas, local que tornou-se ao longos dos anos um lugar especial de oração e devoção que rompeu os limites territoriais da paroquia Santa Teresinha, e acolhe fieis de todos os lugares de nossa Arquidiocese, juntamente com muitos turistas que vem a Porto Alegre.

 

A Igreja Santa Teresinha se tornou uma igreja de referência artística e espiritual. Se tornou também uma referência do estilo gótico em Porto Alegre e no Brasil, contendo as principais características do estilo, como a verticalidade, a presença de belíssimos vitrais e uma imensa riqueza de detalhes. É atualmente um centro de vivência e irradiação do carisma carmelitano, enaltecendo a vida dos grandes carmelitas Teresa de Jesus e João da Cruz e especialmente Santa Teresinha.

 

No coração de nossa cidade e dos devotos de Santa Teresinha, nossa igreja já é um santuário, o que teremos é a alegria de proclama-lo solenemente, fazendo com que assim o caminho de santidade proposto por nossa padroeira santa Teresinha seja mais conhecido e vivenciado.

 

Que Deus abençoe a todos! Que nosso santuário santa Teresinha possa ser um lugar onde nosso senhor Jesus seja cada vez mais conhecido e amado!

 

Serviço

Missa Solene – Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus

Quando: 1º de outubro de 2023

Horário: 16h

Endereço: avenida José Bonifácio, 645 – bairro Farroupilha, Porto Alegre

 



Autor:
Ascom

Tags: