Paróquias e entidades da Arquidiocese mobilizadas para apoiar vítimas das chuvas

03/05/2024

Paróquias e entidades da Arquidiocese mobilizadas para apoiar vítimas das chuvas

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde sábado, provocando enormes prejuízos em diferentes regiões do Estado, fazem com que a estrutura da Igreja Católica se mobilize para ajudar os que mais precisam. Na Arquidiocese de Porto Alegre, muitas paróquias e organizações estão disponibilizando sua infraestrutura para receber doações e acolher pessoas desabrigadas ou desalojadas. 

 

Em comunhão com o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, em nota da presidência sobre os temporais que atingem o estado do Rio Grande do Sul descreveu a “grande provação para nossa população”, também a Arquidiocese de Porto Alegre une-se neste empenho de reconstrução, inclusive e sobretudo, da esperança.

 

O próprio Regional Sul 3 organizou uma campanha para socorrer os diversos municípios. “A Arquidiocese de Porto Alegre, através da Cáritas – Mensageiros da Caridade – está empenhada nessa direção, pois sabemos que há necessidade em muitas ações, as emergenciais e, depois, toda a ajuda para a reconstrução”, declararam em nota os bispos da Arquidiocese de Porto Alegre.

 

https://www.arquipoa.com/noticias/nota-de-solidariedade

 

Mensagem do arcebispo Dom Jaime Spengler

 

Para quem quiser fazer doação em dinheiro é disponibilizada a seguinte conta bancária

 

Banco Banrisul

Agência 0834

Conta Corrente 06102966.0-6

Chave PIX CNPJ: 92.679.935/0001-64

 

Oração - As comunidades eclesiais são convocadas a se unirem em oração, conforme as possibilidades, diante do Santíssimo Sacramento, que é o grande símbolo da comunhão e da partilha, renovando nosso compromisso de peregrinos de esperança. Aproveitemos a devoção da Primeira Sexta-feira do mês, bem como momentos de oração com o povo antes ou depois das missas deste final de semana.

 

Solidariedade - O Centro Social Padre Pedro Leonardi, localizado no bairro Restinga, está recebendo doações de toalhas, materiais de higiene e limpeza para melhor atender as famílias desabrigadas da região. Famílias indígenas já foram acolhidas no salão paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga.

 

Em Canoas, a paróquia Nossa Senhora das Graças está arrecadando os seguintes itens para doação:

 

- Alimentos não perecíveis;

- Alimentos para lanches, como pães e frios;

- Leite;

- Água potável;

- Produtos de higiene pessoal;

- Itens de limpeza;

- Roupas de cama.

 

Nesta quinta-feira, 2 de maio, as doações podem ser entregues  até as 20h, no salão paroquial. E seguiremos nos próximos dias arrecadando os itens e destinando-os a quem precisa em nossa cidade.

 

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de São Jerônimo, vicariato de Guaíba, também colocou sua estrutura, bem como de algumas das capelas atendidas à disposição da comunidade. A paróquia solicita neste momento doação de alimentos, roupas e cobertores. O material pode ser entregue nos horários das celebrações das missas. O Pe. Darlan Schwaab, vigário paroquial, relata que a comunidade está ilhada: “Nada chega aqui na cidade. A cidade está sem gasolina e os mercados esvaziando.Estamos acolhendo mais de 40 pessoas aqui no salão paroquial da matriz e ajudando as famílias a saírem de suas casas”. 

 

Na cidade de Arroio dos Ratos, a situação é crítica, conforme o Pe. Adilson Corrêa da Fonseca, vigário episcopal do Vicariato de Guaíba. “Cerca de 2 mil pessoas foram atingidas em uma região de baixada. Estamos praticamente isolados em razão dos problemas com as estradas. Há falta de luz, sem água a dois dias. Muitas famílias perderam tudo. Nunca tinha visto nada parecido. Nossa obra social arrecadou alimentos e água para doação e já entregamos tudo.”

 

Comunidades paroquiais que quiserem divulgar iniciativas de solidariedade ou que estiverem precisando de apoio solicitamos que enviem as informações por e-mail para ascom@arquipoa.org.br



 



Autor:
Ascom

Tags: