Pastoral da Educação e Cultura avalia ações do ano de 2023

19/01/2024

Pastoral da Educação e Cultura avalia ações do ano de 2023

A Comissão Arquidiocesana da Educação e Cultura avaliou a sua caminhada ao longo do ano de 2023 durante a participação no programa ComunicAção, veiculado pela Rádio Aliança 106.3 FM e produzido pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre. Esteve presente o Pe. Rogério Ferraz, referencial da Pastoral e pároco das paróquias Santa Luzia e Santa Cruz, na capital. 

 

A íntegra do programa está disponível no seguinte link: https://fb.watch/pGcoFLUjd_/

 

“A Pastoral da Educação e Cultura está alinhada como Arquidiocese, Regional e Nacional. No ano que passou, procuramos fazer um trabalho de reestruturação para estarmos alinhados com o nacional. Temos quatro dimensões. A educação voltada ao nível básico, o Ensino Superior, Cultura e o Ensino Religioso. Procuramos estar próximos das escolas católicas. Um dos momentos fortes foi o encontro dos pastoralistas das escolas [professores responsáveis pela manutenção do carisma e a garantia da educação católica] com o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler”, destacou o Pe. Rogério Ferraz. 

 

A Pastoral da Educação e Cultura tem uma equipe composta por representações da Educação Básica e Superior, pública e confessional, com fins de promover a educação e o apoio aos educadores e instituições, promovendo os valores do evangelho, a solidariedade e a dignidade da pessoa humana.  A Comissão serve à comunidade por meio da formação, reflexão e acompanhamento das realidades vivenciadas no mundo da educação.

 

Campanha da Fraternidade 2024

 

A Campanha da Fraternidade 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt, 23,8). O sacerdote destacou a conexão entre a temática proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o tema da educação. “Recomendo que todos os católicos busquem ler a encíclia Fratelli Tutti. Nenhum sociólogo, filósofo ou pensador político conseguiu descrever o que estamos vivendo no século XXI como o Papa Francisco. O primeiro capítulo é um retrato do mundo de hoje, com suas coisas boas e os desafios. O sexto capítulo fala justamente de Fraternidade, Diálogo e Amizade Social. A CF quer nos ajudar a pensar como podemos gestar uma nova sociedade, uma nova humanidade, e aí está o papel da educação. Todos somos educadores: os professores, os pais, os jovens, os padres. Educamos e somos educados”, salientou Pe. Rogério Ferraz.

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: