08/01/2024
A Comissão Arquidiocesana do Dízimo avaliou a sua caminhada ao longo do ano de 2023 durante a participação no programa ComunicAção, veiculado pela Rádio Aliança e produzido pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre. Esteve presente o coordenador da Comissão, Darvil Bozetto.
“O dízimo católico está fundamentado em quatro pilares: fé, sagradas escrituras, dimensões e ação evangelizadora. Trata-se de uma vivência do fiel católico como membro da Igreja. Nós acreditamos em Jesus Cristo”, lembrou.
Um dos aspectos abordados sobre a temática do Dízimo foi o seu caráter espontâneo e comunitário. Darvil Bozetto reforçou esse ponto. “O dízimo é pessoal. Cada um tem a sua fé. Para que funcione bem, temos equipes paroquiais, que ajudam as pessoas a entender melhor como funciona o Dízimo. Esta relação da paróquia com o dizimista é muito importante. Por isso o cadastro, com as informações do dizimista, pois segundo a legislação, trata-se de uma doação. A paróquia precisa prestar contas do que foi feito com aquela partilha”, salientou o coordenador da Pastoral do Dízimo.
Dimensões do Dízimo
O debate sobre o Dízimo também esclareceu as diferentes dimensões em que a partilha do fiel colabora com a comunidade. “A paróquia tem algumas receitas. O Dízimo, a coleta, os eventos. Os valores são destinados para diferentes dimensões: missionária, eclesial e caritativa. Somos corresponsáveis pela Igreja. Vale lembrar a colaboração com os seminários, com o pároco, a infraestrutura da paróquia. No âmbito caritativo temos a doação de cestas básicas, que tem no dízimo o seu suporte”, destacou Darvil Bozetto.
Entre as ações do ano de 2023, a comissão arquidiocesana destacou a importância da formação sobre o tema. “Seguimos o documento 106 da CNBB em conjunto com o Diretório do Dízimo produzido pela Arquidiocese de Porto Alegre. Destacamos a importância da formação sobre o tema com as equipes orientadas a realizar encontros nas paróquias”, disse o coordenador da Comissão Arquidiocesana do Dízimo.
Para o ano de 2024, um novo levantamento sobre a realidade da Pastoral do Dízimo deve ser produzido, conforme Darvil. “Antes da Pandemia havia cerca de 40 mil dizimistas cadastrados. O número caiu para cerca de 27 mil no auge do Covid. Já recuperamos boa parte destes dizimistas. Ainda há um enorme potencial de crescimento. Temos 60% dos católicos no território e apenas 1,2% está cadastrada como dizimista.”
Mais informações
Diretório do Dízimo: Diretório_Dízimo versão final.pdf
Íntegra do programa ComunicAção: https://fb.watch/prG9avY9Z6/