21/06/2024
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, nomeou o Pe. José Antônio Sauther para exercer o cargo de Ecônomo da Arquidiocese, sucedendo o Pe. Vanderlei Mengue Bock, que foi o Ecônomo nos últimos nove anos. A apresentação ocorreu nesta sexta-feira (21), no Centro Administrativo João Paulo. O mandato do sacerdote para esta função é de cinco anos.
A apresentação contou com a presença dos bispos auxiliares da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Bertilo João Morsch, Dom Juarez Albino Destro e Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos. O nome do padre José Antônio Sauthier foi aprovado pelo Colégio de Consultores.
O novo Ecônomo da Arquidiocese tem 54 anos e foi ordenado presbítero em 13 de dezembro de 1997, na paróquia Santo Inácio, de Alto Feliz (RS). Desde 2014 é pároco do Santuário Santa Rita de Cássia, localizado no bairro Guarujá, na zona sul de Porto Alegre.
Missão do Ecônomo
O Código de Direito Canônico (cf. cân. 494) orienta que, em cada diocese, haja um ecônomo, indicado pelos diversos conselhos e nomeado pelo bispo para um período de cinco anos, que pode ou não ser prorrogado. O ecônomo, sempre sob a autoridade do bispo, deve administrar os bens da diocese, gerir seus gastos e prestar contas da administração periodicamente.