Pe. José Antônio Sauthier é o novo Ecônomo da Arquidiocese

21/06/2024

Pe. José Antônio Sauthier é o novo Ecônomo da Arquidiocese

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, nomeou o Pe. José Antônio Sauther para exercer o cargo de Ecônomo da Arquidiocese, sucedendo o Pe. Vanderlei Mengue Bock, que foi o Ecônomo nos últimos nove anos. A apresentação ocorreu nesta sexta-feira (21), no Centro Administrativo João Paulo. O mandato do sacerdote para esta função é de cinco anos.

 

A apresentação contou com a presença dos bispos auxiliares da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Bertilo João Morsch, Dom Juarez Albino Destro e Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos. O nome do padre José Antônio Sauthier foi aprovado pelo Colégio de Consultores.

 

O novo Ecônomo da Arquidiocese tem 54 anos e foi ordenado presbítero em 13 de dezembro de 1997, na paróquia Santo Inácio, de Alto Feliz (RS). Desde 2014 é pároco do Santuário Santa Rita de Cássia, localizado no bairro Guarujá, na zona sul de Porto Alegre. 

 

 

Missão do Ecônomo

 

Código de Direito Canônico (cf. cân. 494) orienta que, em cada diocese, haja um ecônomo, indicado pelos diversos conselhos e nomeado pelo bispo para um período de cinco anos, que pode ou não ser prorrogado. O ecônomo, sempre sob a autoridade do bispo, deve administrar os bens da diocese, gerir seus gastos e prestar contas da administração periodicamente. 



Autor:
Ascom

Tags: