Posse de novo reitor marca celebração do Domingo de Ramos no Santuário Mãe de Deus, em Porto Alegre

13/04/2025

Posse de novo reitor marca celebração do Domingo de Ramos no Santuário Mãe de Deus, em Porto Alegre

A celebração do Domingo de Ramos deste ano teve um significado especial para os fiéis que participaram da missa no Santuário Mãe de Deus, pertencente à Arquidiocese de Porto Alegre. Além de marcar o início da Semana Santa, a data foi marcada pela posse do novo reitor do santuário, o padre Valdir Maranhão dos Santos.
A cerimônia teve início na parte externa da igreja, onde o novo reitor recebeu, das mãos do Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Darley Kummer, simbolicamente, as chaves do santuário. Em seguida, já no interior da igreja, padre Valdir fez a profissão de fé e prestou o juramento de fidelidade, reafirmando seu compromisso com a missão pastoral que agora assume na capital gaúcha.
A missa foi presidida por Dom Darley e contou com a presença de fiéis e membros da comunidade local. 
Dom Darley destacou o espírito de comunhão e acolhida, e ressaltou a importância da Semana Santa como um tempo propício à reflexão, conversão e renovação da fé cristã.
— A exemplo de Jesus, que foi obediente até a morte de cruz, somos convidados a fazer a vontade de Deus e a propagar a palavra do Senhor a todos que necessitam. Esta é uma semana para renovarmos nosso compromisso cristão com fidelidade, boa vontade e esperança — afirmou o bispo.
Natural de Manaus e missionário redentorista, padre Valdir foi acolhido calorosamente pela comunidade. Ao assumir a reitoria do santuário, ele convidou os fiéis a participarem ativamente da vida pastoral do espaço, lembrando que a casa de Nossa Senhora está sempre de portas abertas para todos.
— Quero convidar cada um que nos acompanha a sentir-se acolhido. Esta também é a sua casa. Venham participar das celebrações e momentos de oração — disse o sacerdote.
As missas no Santuário Mãe de Deus são realizadas aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 9h e 16h. Além das celebrações eucarísticas, o espaço também oferece momentos de oração pessoal, direção espiritual e confissões.
A celebração deste Domingo de Ramos reforçou a importância do santuário como um lugar de fé, encontro e missão. Para Dom Darley, viver intensamente a Semana Santa é um chamado para todos os cristãos:
— Renovemos nossa fé com coragem e esperança. São Paulo já dizia que a esperança jamais decepciona. Mesmo diante das renúncias e sacrifícios, a caridade e os exercícios espirituais nos ensinam a amar e a compreender nossa missão.
A celebração terminou com uma saudação especial aos fiéis:
“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor!”
Que a chegada da Páscoa seja, para todos, um tempo de renovação e alegria na fé.



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: