30/06/2023
O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, e o bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, acompanhados do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, e do arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Paulo Cezar Costa, participaram na terça-feira (27) de uma audiência com o ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Luiz Iecker Vieira, para uma visita institucional.
No encontro, foram abordados o trabalho de Evangelização que CNBB desenvolve no Brasil e também nas relações exteriores, com destaque para a importância do acordo Brasil-Santa Sé. Questões relativas à presença da Igreja na América Latina e Caribe também foram discutidas.
O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, ressaltou que, durante a audiência, foram tratados alguns pontos que interessam a toda a sociedade brasileira como as questões de conflito presentes em várias partes do mundo, em especial, nas periferias do país marcadas pela violência. Também foi abordado o acordo Brasil-Santa Sé, com destaque para a continuidade às aplicações ao que prevê o tratado assinado entre o Brasil e a Santa Sé. “Foi um momento muito agradável. O ministro demonstrou gratidão e reconhecimento pelo trabalho que a Conferência realiza em âmbito nacional na sociedade brasileira”, declarou Dom Jaime.
O Acordo Brasil-Santa Sé foi celebrado em 2008, ou seja assinado entre as duas partes – Santa Sé e o Governo Brasileiro, no Vaticano, e tornado lei mediante a sua assinatura no Congresso. Ele está em vigor desde 2009 e é valido em todo o território nacional. Nesse acordo estão contempladas questões de interesse da Igreja Católica no e do Estado brasileiro. No quadriênio 2023-2027, o arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa é o presidente da Comissão Episcopal para o Acordo Brasil-Santa Sé.
Com informações do portal CNBB