26/06/2023
A Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Porto Alegre em conjunto com a faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) promove entre 28 e 30 de agosto, o Congresso Internacional Teológico-Liturgico, com o tema Missal Romano, matriz da oração e expressão de fé. No mês de abril de 2023 foi aprovada pelo Dicastério do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a tradução da 3ª Edição Típica do Missal Romano para o Brasil.
Dentro os objetivos do congresso está a reflexão sobre a intrínseca relação entre a celebração litúrgica (lex orandi) e a fé da Igreja (lex credendi) no contexto da celebração dos 60 anos da Sacrosanctum Concilium – Constituição Conciliar sobre a Sagrada Liturgia publicada no ano de 1963, da Carta Apostólica Desiderio Desideravi, publicada pelo Papa Francisco em 29 de junho de 2022, por ocasião da solenidade de São Pedro e São Paulo, e a publicação da 3ª Edição típica do Missal Romano para o Brasil.
“Por ser o mais importante livro litúrgico da Igreja, é oportuno que se faça um evento para refletir sobre a conjugação entre a Lex Orandi (norma da oração) e a Lex Credendi (norma da fé) expressa no Missal Romano que agora terá a sua nova impressão e deverá ser seguido em todas as celebrações eucarísticas da Igreja a partir do Primeiro Domingo do Advento de 2023”. destaca o coordenador do curso de Teologia da PUCRS, Pe. Carlos Gustavo Haas.
Conferencistias
- Dom Aurélio García Macías, subsecretário do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Vaticano), Doutor em Liturgia e Professor no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo (Roma).
- Prof. Dr. Dom Jerônimo Pereira, OSB, Instituto de Teologia Pastoral Santa Giustina (Pádua, Itália), Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo (Roma) e Universidade Católica de Pernambuco (Olinda/Recife), presidente da ASLI (Associação dos Professores de Liturgia do Brasil), membro do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard.
- Prof. Dr. Dom Antônio Catellan, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, membro da Comissão Teológica Internacional (Roma), membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé (CNBB).
- Dom Aloisio Alberto Dilli, bispo de Santa Cruz do Sul (RS) Mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, Roma.
- Prof. Dr. Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF).
- Pe. Marlon Ramos Lopes, Mestre e doutorando em Liturgia pelo Instituto de Liturgia Pastoral Santa Giustina, Pádua, Itália. Membro do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard. Coordenador da Comissão de Liturgia da Diocese de Osório.
O evento será realizado no auditório do prédio 9 da PUCRS. Além das conferências principais serão oferecidos minisseminários que os inscritos poderão fazer em cada dia do evento. O número de inscritos é de no máximo 20 pessoas. Entre as temáticas trabalhadas estão a espiritualidade litúrgica, o espaço litúrgico, música litúrgica, vestes litúrgicas, novidades textuais e rituais da 3ª edição do Missal Romano, entre outros.
A organização do evento tem a coordenação Pe. Carlos Gustavo Haas e tem na comissão organizadora o Prof. Dr. Tiago de Fraga Gomes, Prof. Me. Luciano Massullo, Pe. Gustavo Alves Batista e o Prof. Dr. Pe. Rafael Martins Fernandes. A carga horária total do congresso é de 20 horas e será fornecido certifica a quem obtiver 75% de frequência mínima. Mais informações e inscrições no site: https://www.pucrs.br/eventos/inst/teologia-liturgica/