Relíquias de Santa Teresinha chegam em Porto Alegre no sábado

07/03/2024

Relíquias de Santa Teresinha chegam em Porto Alegre no sábado

Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha no Brasil.

 

Chegada em Porto Alegre

 

Santa Teresinha do Menino Jesus possuía um coração ardentemente missionário, ela mesmo nos narra em seus manuscritos autobiográficos: “Gostaria também de anunciar o Evangelho nas cinco partes do mundo... Queria ser missionária, não só durante alguns anos, mas gostaria de sê-lo desde a criação do mundo e até o final dos séculos!”. A Igreja reconheceu nesta monja carmelita de clausura um exemplo missionário e a declarou Padroeira das Missões. A visita das Relíquias de Santa Teresinha ao Brasil corresponde a esse grande desejo que ela tinha de anunciar o Cristo nas cinco partes do mundo.

 

A Urna, na qual se encontra as Relíquias de Santa Teresinha é um presente do povo brasileiro para a Basílica de Lisieux e manifesta a proximidade e o carinho do Brasil com essa querida santa. Ela viaja pelo mundo inteiro e neste ano visitará as comunidades carmelitas de frades, monjas e seculares. Dentro do Relicário encontra-se alguns ossos da Santa, conhecida pela sua promessa de derramar uma chuva de rosas após a sua morte. Ela segue intercedendo a Deus pelos seus devotos. De fato, há muitos relatos de graças alcançadas por pessoas que fizeram a Novena das Rosas.

 

Mas, além da intercessão junto a Deus, a Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha deseja levar ao conhecimento o seu caminho espiritual chamado “Pequena Via”, que convida ao abandono confiante nos braços misericordiosos de Deus. O Papa Francisco escreveu uma Exortação Apostólica por ocasião dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, nela ele manifestou o desejo de que a sua mensagem seja assumida como parte do tesouro espiritual da Igreja. O Papa chama Teresinha de “Doutora da Síntese”, pois a sua genialidade consiste em levar-nos a centralidade do Amor. 

 

Entre os lugares que as Relíquias irão visitar está nossa arquidiocese de Porto Alegre, devida a presença das Irmãs e os freis Carmelitas nessa Igreja Particular. Ela chegará em nossa Arquidiocese no dia 9 de março, às 17h, ficará no Santuário Santa Teresinha, e também irá às Paróquias de Santa Teresinha da Ramiro Barcelos, em Porto Alegre, na paroquia santa Teresinha na cidade de Butiá e na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Canoas. No dia 13 de março, após a celebração da Missa das 16h no santuário Santa Teresinha irá em carreata para o Mosteiro das irmãs carmelitas, chegando às 18h.

 

O Carmelo é uma presença silenciosa e orante na Diocese e, como Santa Teresinha, procura doar a sua vida pelo bem da Igreja.

 

Fr. Everton Berny Machado

Provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços – Brasil Sul

Frei Raphael Rodrigues

Reitor do Santuário Santa Teresinha

 

 

Imagem: passagem das relíquias por Uruguaiana (RS), na paróquia Nossa Senhora do Carmo



Autor:
Ascom

Tags: