Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus estarão em Porto Alegre

17/01/2024

Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus estarão em Porto Alegre

Os devotos de Santa Teresinha do Menino Jesus têm um compromisso para marcar na agenda no mês de março. Entre os dias 9 e 14, estarão em Porto Alegre suas relíquias, dando sequência a uma peregrinação que passará por diferentes Estados brasileiros ao longo do ano de 2024. Na capital, as relíquais passarão pelo Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e o Mosteiro do Carmo. 

 

Esta será a segunda visita das relíquias de Santa Teresinha a Porto Alegre, sendo a anterior em dezembro de 1998. O evento de 2024 ocorrerá simultaneamente a celebração dos 150 anos de seu nascimento, em Liseaux, na França. O pároco do Santuário Santa Teresinha, Frei Raphael Rodrigues, OCD, destacou que trata-se de um momento especial para a Igreja.

 

“Será um momento especial de renovarmos a devoção a Santa Teresinha, pedindo sua intercessão, trazendo Jesus para mais perto de todos os fiéis. Na primeira ocasião da vinda das relíquias a Porto Alegre foi um momento de grande celebração e esperamos que isso ocorra novamente”, explicou.

 

A palavra Relíquia provém do Latim significa fragmentos ou restos. Ela é utilizada para designar um fragmento dos restos mortais de um santo ou um objeto que teve contato com ele. A Igreja, desde sua origem,  venerou a relíquia dos santos e promoveu o seu culto por acreditar que este sinal visível permite aos fiéis crescerem na fé e no amor a Deus.

 

Vida de Santa Teresinha

- Seus pais – Santa Zélia Guerin e São Luís Martin – foram canonizados no ano de 2015 pelo Papa Francisco 

- Santa Teresinha entrou para o convento das Carmelitas aos 15 anos com autorização do Papa Leão XIII.

- Santa Teresinha foi a caçula de nove filhos. Seus pais tinham planos de seguir vida religiosa, mas não foram aceitos.

- Santa Teresinha faleceu aos 24 anos.

- No ano de 2025 será celebrado o centenário de sua canonização

- Foi proclamada doutora da Igreja no ano de 1997 por São João Paulo II

- É padroeira das Missões sem nunca ter saído do convento

- O Papa Francisco escreveu uma Exortação Apostólica sobre sua espiritualidade 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: