17/01/2024
Os devotos de Santa Teresinha do Menino Jesus têm um compromisso para marcar na agenda no mês de março. Entre os dias 9 e 14, estarão em Porto Alegre suas relíquias, dando sequência a uma peregrinação que passará por diferentes Estados brasileiros ao longo do ano de 2024. Na capital, as relíquais passarão pelo Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e o Mosteiro do Carmo.
Esta será a segunda visita das relíquias de Santa Teresinha a Porto Alegre, sendo a anterior em dezembro de 1998. O evento de 2024 ocorrerá simultaneamente a celebração dos 150 anos de seu nascimento, em Liseaux, na França. O pároco do Santuário Santa Teresinha, Frei Raphael Rodrigues, OCD, destacou que trata-se de um momento especial para a Igreja.
“Será um momento especial de renovarmos a devoção a Santa Teresinha, pedindo sua intercessão, trazendo Jesus para mais perto de todos os fiéis. Na primeira ocasião da vinda das relíquias a Porto Alegre foi um momento de grande celebração e esperamos que isso ocorra novamente”, explicou.
A palavra Relíquia provém do Latim significa fragmentos ou restos. Ela é utilizada para designar um fragmento dos restos mortais de um santo ou um objeto que teve contato com ele. A Igreja, desde sua origem, venerou a relíquia dos santos e promoveu o seu culto por acreditar que este sinal visível permite aos fiéis crescerem na fé e no amor a Deus.
Vida de Santa Teresinha
- Seus pais – Santa Zélia Guerin e São Luís Martin – foram canonizados no ano de 2015 pelo Papa Francisco
- Santa Teresinha entrou para o convento das Carmelitas aos 15 anos com autorização do Papa Leão XIII.
- Santa Teresinha foi a caçula de nove filhos. Seus pais tinham planos de seguir vida religiosa, mas não foram aceitos.
- Santa Teresinha faleceu aos 24 anos.
- No ano de 2025 será celebrado o centenário de sua canonização
- Foi proclamada doutora da Igreja no ano de 1997 por São João Paulo II
- É padroeira das Missões sem nunca ter saído do convento
- O Papa Francisco escreveu uma Exortação Apostólica sobre sua espiritualidade