06/08/2024
O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) realizou no sábado (3) uma reunião de avaliação e apresentação da nova coordenação. O Conselho é composto pelo arcebispo, bispos auxiliares, vigários episcopais, coordenadores de área (clero e leigos), coordenadores das Comissões de Pastoral, representantes da Vida Consagrada, Diáconos, Seminaristas, Ecônomo e Coordenador da Ação Pastoral.
Ao encerrar seu período como coordenador, Pe. Ilário Flach recordou o caminho pastoral , recordando importantes questões refletidas ao longo do processo. Como síntese, foram definidos dos 3 pontos centrais:
a) o fundamental: acolher (escutar) para integrar na comunidade;
b) o recurso: a formação (catequese permanente) catecumenal a serviço da Iniciação à Vida Cristã;
c) o foco: que a comunidade não seja apenas a meta, mas também a fonte e o lugar da iniciação, fortalecendo a comunhão como antídoto ao hiper individualismo que fragiliza as instituições.
A partir deste caminho foi encaminhado o processo que deverá acontecer nas paróquias, com reuniões previstas para setembro, e nas áreas pastorais, em outubro. A Assembleia de Pastoral da Arquidiocese acontecerá no dia 30 de novembro .
As perguntas que serão respondidas e sintetizadas nas diversas instâncias são justamente estas, a partir do "fundamental, do recurso e do foco":
a) esse é o caminho?
b) O que mais dificulta, em sua paróquia, para que isso aconteça?
c) Que iniciativas já percebemos que apontam para o envolvimento da comunidade em todo o processo de Iniciação à Vida Cristã?
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, presidiu a reunião do CAP e no final agradeceu o trabalho que Pe. Ilário Flach realizou nos últimos anos na coordenação da Pastoral da Arquidiocese, e acolheu a nova secretária da Pastoral, Anelise Damasceno, e o padre coordenador, Pe. Gustavo Haas.