22/09/2023
Iniciada em 1952 pelo Diácono João Pozzobon, a Romaria da Primavera é um momento de agradecer à Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt pelas suas visitas mensais às famílias, pelo seu acompanhamento materno e sua intercessão junto a Deus pelos seus filhos. Recebeu o nome de ‘Romaria da Primavera’ por ser no início de setembro, mês da primavera. O diácono João Pozzobon (1904-1985) dizia que ela deveria ajudar a fazer florescer na Igreja e no mundo uma ‘primavera espiritual’ de amor, fé e esperança. É como se a própria natureza quisesse trazer flores à Maria. Um costume de João Pozzobon, realizado fielmente pelo seu incansável companheiro de caminhadas, Diácono Ubaldo Pimentel, é espalhar pétalas de rosas diante do Santuário da Mãe e Rainha ao amanhecer do dia da romaria. É um espetáculo de cores e também de carinho para com Maria.
Todos os anos, seguindo um costume introduzido por João Pozzobon, na Romaria da Primavera é renovada a coroação de uma imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt, réplica da que João Pozzobon carregava. Para isso, é usada uma coroa que recebe, cada ano, uma nova pedrinha, doação de alguém que deseja agradecer uma graça alcançada ou, simplesmente, demonstrar seu amor à Mãe de Deus.
Neste ano vocacional, a coroação da Mãe e Rainha será como: Rainha das vocações. O símbolo será uma pérola e Santuário.
O que significa coroar a Mãe de Deus? Na nossa cultura ocidental pode parecer estranho fazer uma coroação. Os exemplos atuais de reis e rainhas não têm nenhuma ligação com o ato que acontecerá no domingo. Para entender o seu sentido, é preciso perguntar-se o sentido de uma coroação na Idade Média. A Rainha era a mãe do povo e, como tal, era responsável – especialmente – pelos pobres, os doentes e todos os que passassem alguma necessidade. Qualquer pessoa podia recorrer à rainha para apresentar-lhe os seus pedidos. Quando coroamos a Mãe de Deus, a proclamamos nossa Mãe e Intercessora, a quem podemos recorrer a todo o momento. É como disséssemos a ela: ‘Tu és nossa Rainha! Podes dispor de nós como quiseres, mas também tens responsabilidade por nós!’ É um ato de confiança filial.
É importante também salientar que Deus é o ‘único Rei’ das nossas vidas. Proclamar Maria como Rainha não significa colocá-la no lugar de Deus. Foi ele – Cristo – que no-la deu por mãe antes de morrer na cruz, quando disse ao apóstolo que – junto de Maria – permanecera com Jesus até o fim: “Eis aí tua mãe!” Ela é permanece nossa ‘Mãe e Rainha’.
Programação da VII Romaria da Primavera de Porto Alegre – Domingo 24 de setembro de 2023
- 15h - saída da procissão da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, na Praça José Assunção até o Santuário de Schoenstatt, que fica na Rua Carajá, 233 – Vila Assunção.
- Itinerário da procissão: Total 550 metros. Saída na Praça José Assunção, 01; dobrar à esquerda na Rua Goitacaz, andar uma quadra; dobrar à direita na Rua Guaicurú, andar duas quadras e chegada no Santuário.
- 16h – Santa Missa campal no pátio do Santuário presidida por Dom Zeno Hastenteufel e concelebrada por sacerdotes convidados.
Obs.: Levar a Mãe Peregrina; bandeiras da Mãe e Rainha e um banquinho.
Maiores informações: (51) 94060557; (51) 91660731; (51) 986111957
Informações Pascom Santuário de Schoenstatt