07/05/2024
O portal de notícias do Vaticano – Vatican News – publicou reportagem em que destaca a situação de calamidade no Rio Grande do Sul e como a Igreja Católica está mobilizada para acolher aos refugiados das enchentes no território da Arquidiocese de Porto Alegre. A reportagem é assinada pelo padre Gerson Schmidt, jornalista e colaborador do Vatican News, e pelo jornalista Elton Bozetto.
Colégios Católicos mobilizados
O Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Instituto São Francisco estão acolhendo 400 pessoas na sede da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, no bairro Rubem Berta. No local também foram recebidos cerca de 50 cachorros que vieram junto com os desabrigados. O Colégio São Francisco Santa Fe está acolhendo 150 pessoas e o Colégio São Francisco Palotti está acolhendo 110 pessoas. Os números podem sofrer alteração ao longo do dia.
O Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre está abrigando cerca de 350 pessoas. O Colégio Santa Inês, na avenida Protásio Alves, está funcionando um ponto de coleta de doações que passam por uma triagem e são enviadas os locais que estão abrigando pessoas ou para grupos individuais que precisam.
O Colégio Rainha do Brasil, das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, abriu suas portas para acolher desabrigados, dando prioridade às famílias que possuem filhos autistas. O Colégio tem atenção especializada para surdos e deficientes. Também abriram as suas portas os colégios Dom Feliciano e Mãe de Deus das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Texto em atualização
Leia reportagem completa: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-05/arquidiocese-porto-alegre-rede-solidariedade-tragedia-climatica.html